quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Evento acontecendo na região

Vai começar o 2º. Festival de Teatro de Ribeirão Preto

A partir de 11 de novembro, até o dia 20, Ribeirão Preto realizará o 2º. Festival de Teatro da cidade. O Festival é uma realização do atual governo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Dom Pedro II, Theatro Pedro II e Secretaria de Estado da Cultura. Conta com apoio do SESC, SESI, Fundação Instituto do Livro e PRO Ler – Comitê Ribeirão Preto e grupos de teatro da cidade. O evento tem patrocínio Banco do Brasil e parceria da Cory e Galeria Diniz Buffet e Eventos.
Uma das novidades para este ano, foi a contratação de uma curadoria, visando a ampliação do espaço de atuação do festival e melhora o diálogo com os profissionais da área. A curadoria está sendo realizada pela dramaturga, atriz e professora universitária, Letícia Andrade, doutoranda em Artes Cênicas da Universidade de Belo Horizonte, que preparou a articulação de contatos com grupos de vários locais do Brasil, buscando manter o Festival atualizado com as demandas do mercado cênico.
A Curadoria implantada está atuando desde o edital, acompanhamento da seleção, organização de eventos paralelos, espetáculos convidados, grade de programação e logística do festival. “Isso demonstra, sobretudo, o desafio e amadurecimento da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto, que preza pelo aprofundamento da primeira edição, que se revisa e reflete sobre o futuro”, diz Letícia, que já trabalhou no núcleo do grupo Galpão e deu aulas no Palácio das Artes em Belo Horizonte.
A seleção dos trabalhos foi feita por uma Comissão Avaliadora, composta por Aceves Moreno, Clayton Mariano e Evill Rebouças. Onze grupos de teatro foram selecionados: Grupo Zibaldoni (Gran Circo Internazionale e a Saga dos Heróis Desconhecidos), Companhia das Cenas (Causos Russos), Cia Teatral Tertúlia (O Menino com o Coração de Gelo), Balaco do Bacco (Josué e o Pé de Macaxeira), Cia Cornucópia de Teatro (Sr. e Servo), Rafael Bougleux (Amor em fragmentos), Cia Teatral Boccaccione (A Igreja do Diabo), Cia Teatro de Riscos (O Horácio), Grupo TPC (O Despertar da Primavera), Karina Pereira Marques (Pânico – Ansiedade Parocística Episódica) e Núcleo de Teatro Queratina (Departamento Pessoal). Após todas as apresentações haverá um debate, no mesmo local.
Convidados- Para incrementar e enriquecer ainda mais o Festival, alguns convidados terão participação especial no evento. De Belo Horizonte, virá o premiado Grupo Espanca! para uma apresentação de “Por Elise”, no dia 17 de novembro, no Teatro Municipal. Outro convidado será o gaúcho Aceves Moreno, ator e diretor, atualmente reside em Minas Gerais, onde é professor na Universidade de Ouro Preto (MG). Aceves irá debater ‘Teatro, Educação e a Seleção dos espetáculos de Ribeirão Preto’, no dia 11 de novembro, às 18h no Centro Cultural Palace.
No dia 11, às 20h a atriz Andreia Duarte, de Belo Horizonte, faz sua participação, no Centro Cultural Palace, apresentando uma improvisação a partir de princípios físicos e culturais. Andreia Duarte é atriz, professora, pesquisadora corporal e produtora. Foi para Dinamarca participar do Workshop “O ator que dança”, com Odin Teatret, ministrado por Augusto Omolú, Roberta Carreri, Jan Ferselev e Else Marie Laukvik, 2010.
Outra convidada é a dramaturga, ensaísta, poetisa, tradutora e doutora pela ECA-USP, Renata Pallottini, que no dia 15 de novembro, participa do Festival como debatedora, após a apresentação de “Causos Russos”, no Teatro Municipal.
Oficinas –  ‘Máscaras, Bufões, Truões e Parlapatões’ com Augusto Marin e Will Saint Claire, nos dias 11 (14h às 18h) 12 e 13 de novembro (10h às 14h). Samir Yazbek dará a Oficina ‘Dramaturgia em Movimento’ nos dias 16, 17 e 18 (18h30 às 21h30).
Sala de Teatro – Novidade nessa edição, é a presença do Projeto Sala de Teatro, que participa do Festival, através da Mostra Estudantil Sala de Teatro. Trata-se de um importante projeto de orientação para formação de grupos de teatro em escolas públicas, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Cia.Ainda Sem Nome e Origem Produções e apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura –Programa de Ação Cultural. Serão apresentados nove espetáculos no Teatro Santarosa, nos dias 13, 14 e 15 de novembro, como “A Menina e o Vento”, “Brasil meu Brasil”, “Sonho de uma Noite de Verão”, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário