sexta-feira, 10 de junho de 2011

FESTIVAL DE LONDRINA COMEÇA HOJE, SEXTA-FEIRA.

Um grande exemplo e modelo para nós é o FILO - Festival Internacional de Londrina que movimentará a cidade com mais de 90 apresentações.
A edição 2011 do Festival Internacional de Londrina (FILO) acontece de 10 a 26 de junho, transformando o Norte do Paraná em grande palco das artes cênicas. O evento completa 43 anos, consolidando-se como o mais antigo do gênero na América Latina. O FILO 2011 terá uma programação com 12 espetáculos internacionais e 37 produções nacionais e locais.
Durante os 17 dias de evento, uma extensa programação com mais de 90 apresentações será levada a salas de espetáculos e também a praças, parques, campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o município vizinho de Cambé. Para a abertura do Festival, dia 10 de junho, às 20h30, no Teatro Ouro Verde, foi convidada a companhia Ballet de Londrina, que faz a estreia nacional do espetáculo "A Sagração da Primavera", com direção e coreografia de Leonardo Ramos. A programação terá ainda a agenda de atividades formativas voltada a estudantes e profissionais da área e os projetos socioculturais desenvolvidos na comunidade.
O FILO 2011 é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen), Universidade Estadual de Londrina e Governo Federal/Ministério da Cultura, com direção geral de Luiz Bertipaglia.

Tio Vânia - Grupo Galpão
A programação nacional conta com grandes grupos, alguns conhecidos do público sertanezino como ANTES DA COISA TODA COMEÇAR - Armazém Companhia de Teatro (Rio de Janeiro-RJ); O QUE SERIA DE NÓS SEM AS COISAS QUE NÃO EXISTEM - Lume Teatro (Campinas-SP); SINTOMA - Cia. Silvana Abreu (São Paulo – SP); TIO VÂNIA (AOS QUE VIEREM DEPOIS DE NÓS) - Grupo Galpão (Belo Horizonte-MG). Quem conquistou definitivamente seu espaço foi o sertanezino Everton Bonfim e a Cia. Teatro de Garagem (Londrina – PR) que apresentam na programação oficial FRAGMENTOS DE MANGA COM LEITE, dias 17 e 18 de junho. Nascido a partir dos cursos regulares ministrados pela Cia. Teatro de Garagem, o espetáculo apresenta cenas independentes permeadas por lendas sobre a morte. Entre as narrativas que serviram de ponto de partida estão textos de Machado e Assis e Guimarães Rosa. “Fragmentos de Manga com Leite” também reproduz histórias colhidas em depoimentos de coveiros de cemitérios de Londrina.

A programação completa está em http://www.filo.art.br/

Teatro de Garagem

Um comentário: