terça-feira, 20 de julho de 2010

REBU: uma aula de teatro no Sesc Consolação

Quem tem amigos, tem tudo. O Marcos, sonoplasta dos mais qualificados, ex-parlapatões e agora acompanhando a Yara e Adriana nas produções do Eduardo Martini, indicou e conseguiu convite (raríssimo, temporada esgotada) para a peça Rebu, com quatro jovens atores do grupo carioca Teatro Independente.
Foi um prazer raro. Coincidentemente, encontrei o Zeca Malembá na fila dos sessente espectadores privilegiados e assistimos juntos.
Mais de cinco minutos de aplausos frenéticos coroaram a magnífica criação dessa moçada que tem um domínioo especial do fazer teatral.


A tragicomédia se passa em 1880 e retrata a história de um jovem casal que se prepara para receber a visita da irmã adoentada do esposo e do filho dela, que é uma figura bastante inusitada. A presença dos visitantes cria uma rivalidade entre a irmã e a mulher da casa, que leva o embate às últimas consequências.


Texto: Jô Bilac
Direção: Viniciús Arneiro
Elenco: Carolina Pismel, Julia Marini, Diego Becker e Paulo Verlings
Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Paulo César Medeiros
Cenário: Daniele Geammal
Trilha Sonora Original: Luciano Corrêa


O GRUPO: O Teatro Independente foi criado em 2006 com o esquete “CACHORRO!”, participante do I Mercadão Cultural – RJ e do III Festival de Esquetes de Cabo Frio, sendo vencedor dos prêmios de Melhor Esquete e Melhor Direção em ambos festivais. O esquete deu origem ao primeiro espetáculo do grupo, também intitulado “CACHORRO!”. Estreado em outubro de 2007 no Espaço Sesc e reestreado em novembro no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea). “CACHORRO!” recebeu a indicação ao Prêmio Shell 2007 de Melhor Direção. Atualmente em turnê, o espetáculo ficou em temporada em São Paulo, percorreu onze cidades do Rio Grande Sul e participou de festivais como FIT - São José do Rio Preto (SP), São João Del Rey (MG) e FITA - Angra dos Reis (RJ).


Um comentário: