segunda-feira, 22 de março de 2010

27 de março: DIA DO CIRCO e DIA DO TEATRO


Comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.

Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.

Vinte e sete de março é internacionalmente comemorado como o Dia Mundial do Teatro.
O dia mundial do teatro foi criado em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris.


Retrocedendo no tempo, anterior ao período cristão e que marca o nosso atual calendário, vamos encontrar a Grécia Antiga, palco florescente de todas as artes, em especial a arte cênica. Talvez por falta de um material mais consistente que remonte aos tempos de Téspis, encenador e dramaturgo que se ocupava de uma carroça para concretizar seus espetáculos em praças públicas, de uma cidade para outra, os grandes historiadores do teatro se concentram na tragédia grega como o ponto inicial dessa arte que até hoje sobrevive a todas as guerras e dificuldades.

4 comentários:

  1. TEMPO!!!!
    Quero tempo para fazer o que gosto! Tempo para o teatro!!!!
    Saudedade de todos e dos nossos sábados de manhãs, nossas tardes de gargalhadas!

    ResponderExcluir
  2. Eu também, Manu.
    Sinto muita falta do teatro e dos grandes momentos que ele nos proporcionou.
    Acho que as férias estão terminando!

    ResponderExcluir
  3. ô meu Deus eu tb tenho saudades...

    ResponderExcluir