quarta-feira, 22 de julho de 2009

O PEDIDO DE CASAMENTO: VIDA PRÓPRIA!








A estréia da montagem da comédia “O Pedido de Casamento”, de Anton Tchecov, aconteceu em 31 de agosto de 1.995.
A peça realizou diversas temporadas intercaladas com outras produções do Grupo e conquistou importantes premiações no interior do estado, como no Festival de Teatro de Catanduva, S.P. em 1997: melhor espetáculo júri oficial, melhor espetáculo pelo júri popular, melhor ator – Beto Bellini, atriz – Goretti Rissato de Souza, melhor direção: Américo Rosário de Souza, melhor produção e melhor cenário.
Na cidade de Franca, fase regional do Mapa Cultural Paulista, em 1998, indicações em todas as categorias e premiação (menção) como: segundo melhor espetáculo júri oficial, melhor espetáculo na avaliação popular, ator – Altair Tardelli, atriz – Goretti Rissato de Souza, melhor direção: Américo Rosário de Souza, melhor produção
Durante os anos seguintes o grupo realizou diversas apresentações em cidades do interior do estado como Sertãozinho, Franca, Catanduva, Pontal, Batatais e Altinópolis. Participou de mostras não competitivas, eventos culturas (Semanas de Arte), Encontros Culturais, Campanhas de Popularização, Festival Águas de Março (Franca), apresentações para o E.J.A. (Escola de Jovens e Adultos -programa de alfabetização) e outras escolas da cidade de Sertãozinho, apresentações em eventos e comemorações de outras cidades da região e do sul de Minas Gerais.
O espetáculo já começa na entrada do Teatro. O saguão é inteiramente decorado como uma grande festa de casamento, com música ao vivo, cama de presentes e até os docinhos e lembranças dos noivos. A adaptação do grupo transforma a realidade da Rússia de Tchecov em uma pacata cidade do interior deste Brasil, em meados do século passado.
Reforçando a comicidade natural do texto, a montagem do Grupo Gravatá populariza as situações do enredo, aproximando-as do cotidiano das pessoas, com referências bem humoradas e interpretação próxima do espectador, que oferece sua cumplicidade para o desfecho da trama.
A peça conta a estória de um homem que, imaginando ter todas as doenças do mundo, resolve se casar. Para isso, ele vai até a propriedade de seu vizinho pedir a mão de sua filha em casamento e promove as maiores confusões possíveis, misturando sentimentos e propriedades, paixão e dinheiro, vaidade e carinho. Deste conflito e das informações desencontradas, em meio a crises de saúde, muita discussão acontece, sempre ressaltada pela postura caricata das personagens.
Entre muitas trapalhadas e diversão sem fim, o casamento acontecer ou não é torna-se apenas um detalhe e a festa na saída do Teatro integra elenco e platéia em uma comunhão de alegria, arte e amor a vida.

2 comentários:

  1. Uma das melhores e mais profissionais montagens do Grupo.

    ResponderExcluir
  2. Sou fã número desse espetáculo.
    Assisti quatro vezes, e quando vai ter outra, hein?

    maravilhosa apresentação, atores conectados o tempo todo. AMEI

    BEIJO A TODOS

    ResponderExcluir